segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um novo caminho - Por Lilian Gualda

Observei as colocações abaixo e complementando o que o Julio coloca, sem apologias as Novas Tecnologias, podemos considerar que estamos em processo de mudança e toda mudança gera desconforto e desconfiança, resultantes "do pensar sobre a transformação".

Peço licença aqui para, superficialmente, utilizar algumas idéias de Piaget e fazer uma alusão as constantes mudanças tecnológicas. Podemos considerar que a nossa sociedade está, novamente, em processo de desequilíbrio e que necessita de adaptação das estruturas para encontrar um novo equilíbrio.

Pierre Lévy coloca que "O cúmulo da cegueira é atingido quando as antigas técnicas são declaradas culturais e impregnadas de valores, enquanto que as novas são denunciadas como bárbaras e contrárias à vida. Alguém que condena a informática não pensaria nunca em criticar a impressão e menos ainda a escrita. Isso, porque a impressão e a escrita (que são técnicas!) o constituem em demasia para que ele pense em apontá-las como estrangeiras. Não percebe que sua maneira de pensar, de comunicar-se com seus semelhantes, e mesmo de acreditar em Deus são condicionadas por processos materiais (LÉVY, 1993, p. 15)".

Para tanto, é necessário que pensemos sim sobre as mudanças, não com um olhar saudosista e de rejeição, mas com uma preocupação em buscar novos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário