segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Imaginação Infantil...

Lendo as contribuições da Jucileny e os textos da aula do dia 10/12, uma questão me surgiu: o que nós, professores, temos/sabemos sobre a "imaginação infantil" quando pensamos no tema Mídia?
De acordo com o texto da Giradello, retirado de um site e enviado pelo professor Mauro, podemos "educar" a imaginção infantil e há algumas "condições favoráveis" para que isso aconteça. Nas teses e dissertações que estamos lendo, principalmente aquelas que fazem alusão às bincadeiras infantis "de hoje" e aquelas "tradicionais", percebemos que temas, brinquedos, fantasias, palavras...que são sugeridos pela mídia, comparecem nas brincadeiras e jogos das crianças, de ambos os sexos.
Acredito, e ai conversei com a Michelle para "pensarmos" juntas esta questão, que temos hoje, presente em nossa sociedade, desde às brincadeiras infantis até as decisões políticas que regem este país, e, talvez, o mundo, influência da mídia e isso não podemos negar. Porém, o que não podemos nos esquecer também, é que somos seres pensantes, que podem utilizar essas informações, problemas, dificuldades, etc, em nossas vidas. Daí a importância da "imaginação", e até de uma "educação da imaginação", como diz no texto que citei acima.
 Dizer que a presença da TV é boa ou ruim na sala de aula, em casa; que a criança não sabe como lidar com uma filmadora ou celular ou que sabe muito melhor que um adulto; que não usa a internet "corretamente" ou que é algo bom para se relacionar com mundo todo e ter acesso ao que quiser é muito pouco... nos esquecemos de olhar o SUJEITO que esta exposto a tudo isso e sua capacidade também como produtora de todos esses elementos.

Por: Aline Mantovani e Michelle Ikefuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário