quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E a formação dos professores?
No decorrer do levantamento bibliográfico da minha pesquisa tenho lido muitos trabalhos sobre a formação de professores de Educação Física e mais especificamente no que se trata do currículo de formação inicial desses. A partir disso já posso fazer alguns apontamentos sobre os resultados desses trabalhos, um dos apontamentos que gostaria de salientar é a ausência da discussão sobre a utilização de outras linguagens e especificamente a utilização das mídias no processo de formação inicial de professores para educação básica tanto como uma característica da sociedade atual como a utilização dessa como um instrumento pedagógico. Diante do exposto, podemos ter como hipótese que essa discussão ainda não esta presente no cotidiano de futuros educadores.
O uso equivocado das mídias no contexto escolar apontado por diversos autores é fruto de uma formação que ainda não se preocupa com essas questões. Ou ainda, uma educação que não se compromete em rediscutir os tabus que existem frente a utilização das mídias no contexto escolar, como: encarar a mídia como vilã e negar a sua importância na produção de cultura.
As pesquisas apresentadas e discutidas durante as nossas aulas mencionam algumas propostas sobre como trabalhar com as mídias na escola, a relação mídia e alunos diariamente presente nos parques e pátios das escolas e também nas brincadeiras de rua das crianças. Ou seja, o que a escola não tem incorporado como conteúdo nos espaços formais de educação tem aparecido nos espaços informais das instituições onde as crianças e adolescentes extravasam o que vivenciam fora da escola, sendo assim uma maneira de utilizarem a mídia dentro da escola sem a intervenção de profissionais da educação. E penso que é justamente essa a grande questão, pois a intervenção dos profissionais deve vir também com o objetivo de educá-los (os alunos) a pensar a mídia e sobre a mídia e assim conhecer as possíveis maneiras de utilizá-las.
Portanto, voltando a questão da formação de professores gostaria de destacar a necessidade de pensar sobre a formação desses profissionais, pois a simples afirmação que “a mídia tem sido trabalhada de forma equivocada” direciona o problema para as dificuldades do professor e não possibilita a discussão sobre o contexto em que se encontra.

Por: Iara
 

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