domingo, 5 de dezembro de 2010

Mudanças!?

As colocações do Júlio esclarece que estamos vivenciando um processo de diversas mudanças no espaço/ tempo. Contudo, me parece contrasenso  a letargia de muitos "educadores" em assumir as potencialidades das mídias. Fato que poderia ser mais explorado em nossas discussões. O que percebo é que há inúmeras dificuldades em as assumirmos com mais propriedade, seja por nostalgia, despreparo ou até mesmo temor.
Existe um grande número de trabalhos científicos, na abordagem crítica, que apontam os "malefícios"  das mídias e poucos mostrando suas potencialidades. Diante disso, a disciplina nos favoreceu muito, pois trouxe trabalhos científicos, mostrando algumas potencialidades ou esclarecendo que as culturas lúdicas (jogos e brincadeiras) não estão desaparecendo, muito pelo contrario são ressignificadas.
Em uma de nossas experiências (na pesquisa) em sala de aula com crinças do quarto ano (terceira série), notamos que algumas crianças sentem muita dificuldade em discutir os temas propostos pela Professora.
Em uma de suas aulas, após discutir "efeitos do aquecimento global",  ela exibiu o filme "Era do Gelo 3". Logo após propôs a produção de desenhos que relacionassem o tema das aulas com o filme e, posteriormente as apresentação dos trabalhos seriam produto de um vídeo. O que foi surpreendente é que mesmo as crianças que nunca se organizam para trocar informações sobre o que já haviam estudado se juntaram e elaboraram suas falas, trocaram informações sobre o assunto, se o que diziam estava adequado, etc. Suas falas revelaram outra postura (enquanto alunos): "Aparacer bem na fita!"; "Minha mãe vai me ver!"; "Não quero fazer feio!"; "Falei direitinho?"; "Ficou bom?" etc.
A vivência com a mídia (DVD; Filmadora) foi positiva, pois os alunos em momento algum durante todo um semestre se envolveram tanto com um tema. Detalhe esta estratégia (gravação) não tinha sido utilizada anteriormente pela professora.
A mídia foi explorada pela professora como um "atrativo" para o ensino, que em pouco tempo (acredito) pode se desgastar, mas essa não é a única forma de utilizar as mídias.
As crianças, adolescente e jovens utlizam os vídeos para "divulgação" de seus trabalhos e eventos, ensinar  na utilizção de progrmas, fazer humor e até para ressignificar a arte (processo no qual pintam os corpos, fotografam e a colocam em um fundo real ou  pintado. Essa outra maneira de fazer arte une várias técnicas  de pintura e  fotografia. http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1631475-15605,00.html
Este assunto é extenso, dado a multiplicidade de usos, como também da mídias. Acredito que se as mídias não fossem significativas, dificilmente seriam exploradas. E por outro lado para não incorrer em sua má utilização, indiferente do tempo (encolhido ou prolongado) de ser criança, é importante investirmos na alfabetização midiática.
E nós o que sabemos sobre as potencialidades das mídias e das próprias crianças?

Por: Jucileny

Nenhum comentário:

Postar um comentário