terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A evolução das tecnologias versus a evolução da educação!

Em pleno século XXI, marcado pela era das informações e conhecimentos e com a constante evolução da tecnologia no processo educativo, entende-se que a mesma para cumprir efetivamente seu papel na educação deve ser acompanhada pela evolução de uma nova sociedade, uma nova economia e de uma nova cultura.

Assim, o uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.

A tecnologia na educação deve atender as especificidades de cada docente de forma a cada um utilizar as estratégias e formas de trabalho que julgarem mais adequadas para o desenvolvimento de sua função profissional, objetivando que suas ações sejam articuladas com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas, sem perderem o foco da intencionalidade educacional.

A inserção dos recursos tecnológicos requer mudanças no pensamento e na postura teórico-metodológico do professor, para que as práticas pedagógicas não corram o risco de valorizar a técnica pela técnica, utilizando erroneamente as tecnologias como fim e não como instrumento mediador na aprendizagem. Ele também deve entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual.

Como conclusão deste, cito um trecho do livro Adeus Professor, adeus Professora? de José Carlos Libâneo: “Por isso, o tema da formação de professores assume no Brasil de hoje importância crucial, ainda que a questão de fundo continue sendo as políticas públicas e as efetivas condições de funcionamento das escolas públicas”. (LIBÂNEO, 2002, p. 07)

Postado por: João Pucci Neto.

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