quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

... tudo muda o tempo todo no mundo ♪


Mídias, crianças, infância, modernidade, tecnologia, educação. Estas foram algumas palavras-chave nas discussões das aulas. O que é infância? Ser criança? Qual o papel do adulto? Das mídias? (...) Durante os debates, expusemos diferentes pontos de vistas e apontamentos de acordo com nossas experiências e, o que pude perceber é que a cada tentativa de resposta e reflexão sobre um tema, novos questionamentos surgiam (e surgem).
Compomos uma “Sociedade Midiatizada” (MAUAD 2006) em que as diferenças, (desordenamentos) estão cada vez mais presentes. É como disse Nair na última aula: “Nada é igual ao que foi há um tempo. A infância não é a mesma”. Artigos, textos e mais textos lidos, horas de conversas e muitas questões ainda sem respostas exatas.
Acredito que somos espécies de “cobaias” desse mundo novo que a cada dia se torna mais tecnológico, moderno. Pra todos?
A pesquisa de MUNARIN (2007) revela que muitos ainda não têm acesso a esse “mundo novo”. BUCKINGHAN fala sobre alfabetização midiática, e talvez seja esse o grande desafio: Educar a sociedade atual de maneira que saibamos não apenas utilizar os recursos que hoje dispomos, mas interpretar criticamente aquilo que chega a nós.
Ter participado dessas discussões, me fez reconhecer que o professor deve ajustar-se, mudar, refletir e atualizar a maneira com a qual trabalha, utilizando os recursos midiáticos.  Criar consciência, valores para quem sabe formar os “cidadãos/telespectadores” que Lílian citou. Articular essas tantas diferenças, novidades, particularidades que hoje existem e fazer com que elas sejam um meio de aprendizado. Não aceitar tudo. Tentar construir o que achamos que falta.

Por José Eduardo Lanuti

Um comentário:

  1. Legal esses textos, nos fazem refletir sobre Educação, isso é muito bom....parabéns à todos!

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