domingo, 3 de outubro de 2010

PRA COMEÇO DE CONVERSA!!!


Para iniciarmos as discussões... (Por Julio C. Gonçalves)

Percebo que das grandes dificuldades que a educação vem passando, neste período de crise ética e de crise na ética, nenhuma se mostra tão paradoxal quanto a do "jogo do empurra-empurra", na tentativa de encontrar um culpado pela situação atual.
ZIRALDO
Ora, às vezes o discurso é de culpar os pais por serem "rédeas soltas", permissivos demais na educação dos filhos; às vezes o discurso de culpabilidade pende para o lado dos professores e das instituições formadoras que "mal-forma" os profissionais para as funções a que se propõem; às vezes são as condições socioeconômicas dos sujeitos em questão, enfim... 
Parece-me (a partir dos discursos diversos e de tantas teorias divergentes), que o educando é um sujeito desconhecido por todos.
Será que podemos/devemos culpar também as mídias por este fenômeno causador de tamanha discórdia entre as teorias e visões que temos visto ultimamente? Que relação têm as mídias com a educabilidade das nossas crianças atualmente?

Um comentário:

  1. Oi Julio, suas considerações são essenciais para a construção do nosso ecossistema comunicativo. Temos que começar a ver as tecnologias digitais e as mídias como instrumentos potencializadores da inventividade humana. O que nos cabe é desenvolver ações concretas para que essa inventividade chegue até os alunos e que estes, deixem de ser apenas "desconhecidos"!

    ResponderExcluir