segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ecossistema Comunicativo


Observamos que o mundo contemporâneo exige, da sociedade como um todo, um repensar. E o repensar da escola implica, acima de tudo, em analisar o papel dos recursos tecnológicos e digitais, que oferecem novas alternativas para que os atores escolares (estou falando aqui, principalmente, de professores e alunos), interajam, comuniquem-se e expressem seus pensamentos. Porém, essa análise na prática requer que a própria escola diversifique suas formas de concepção do que é aprender, que, nesse movimento, implica em AÇÃO!

E tal ação expressa pelas vias da comunicação, traz infinitas possibilidades de sua realização em diferentes contextos e com as mais diferentes mídias.

Aprecio e compartilho com todos a afirmativa de Moraes (2000), que define a intervenção pedagógica nesse novo processo sob o enfoque sistêmico e autopoiético, caracterizando-se como um processo comunicacional, conversacional, de co-construção, cujo objetivo é abrir e facilitar o diálogo e desenvolver a negociação significativa de processos e conteúdos a serem trabalhados, bem como incentivar a construção de um saber contextualizado, baseado na interação professor/aluno.

Penso que é disso que Martín-Barbero, citado por Gómez, quer dizer quando nos traz o conceito de ecossistema comunicativo, movimento que implica em práticas que produzam possibilidades diferenciadas de aprendizagem, e onde a sala de aula se transforme em espaço para o diálogo e, principalmente, de interação múltipla!

Portanto, a escola precisa, com urgência, de elaborar estratégias para dar condições para que o aluno desenvolva suas reais potencialidades. Nesse sentido, são essenciais a conscientização e o trabalho integrado, que só serão proporcionados com um constante processo de formação continuada em serviço, ou seja, na ação, ultrapassando os limites da transmissão de informações, chegando no mais íntimo do ser de um aluno que, como qualquer outra pessoa, merece ser formado para aflorar seu caráter, personalidade e competência.
Tenho pensado MUITO sobre isso, e o conceito de Martín-Barbero me deixou muito instigada em pensar ainda mais!

Vamos construir esse pensamento juntos?

Postado por Danielle Santos

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